quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mãe! Quando eu crescer...

...eu quero ser simples.

          Ontem à noite me debrucei sobre o parapeito do hall do meu apartamento e fiquei. Fiquei lembrando de tanta coisa como se o passado voltasse na rabeira das 3 Marias, aquelas estrelas que apontam juntinhas no céu, em fileira, desde quando eu era pequenina, bem pequenina. Eu me lembro!
          Lembro que, da área da casa de minha avó eu sentava na cadeira, eu sentava na calçada com os pés sujos de correr e brincar pelo asfalto e, via aquelas estrelas sempre unidas.
          Lembro que minha mãe me explicou porque elas ficavam juntas e por isso, se chamam 3 Marias – eu penso que por isso exista o dito “Maria vai com as com as outras”. Não? Rs...
          Me dei conta que a tempos eu não olhava pro céu, que a tempos eu não olhava pra dentro de mim, pro que eu sou de verdade, aquela criança de sempre e não aquela adulta que o mundo faz engordar e depois engole.
          Somos lembranças que nos dão alegria, tristeza e medo. Isso dita como podemos viver o hoje. Aí vem o mundo com suas imposições e nos confunde. Aí nos perdemos na própria incapacidade de sermos simplistas pra viver melhor e a raiva nos inunda, de repente, levando tudo com a correnteza. E aí? Aí o que te resta no desabrigo é sentar na calçada, com os pés sujos do asfalto e olhar pro céu e perceber que as 3 Marias, elas continuam lá, simplesmente, brilhando.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Quem é você?

Por Inajara Conterato
@inahconterato

Um assunto que me deixa irritada é preconceito seja ele de qualquer tipo. E talvez por acreditar que isso seja coisa de pessoas burras ou desprovidas de informação no sentido da ignorância mesmo. Pois só assim, ou nem assim , para entender porque algumas pessoas praticam atos discriminatórios.
A minha formação eomeu convívio social me fazem acreditar que todos somos iguais. Princípio básico da isonomia.
Mas o contrário me indigna profundamente. É o caso do politicamente correto, do não faça piadas com isso ou aquilo, não cite essa palavra, isso pode ser caracterizado como homofobia. Ou isso, ou aquilo.
Ainda me surpreendo com o quão ridículo é o prazer de algumas ditas minorias que acusam, sem ao menos entender o contexto, que estão sofrendo ataques racistas ou homofóbicos
Haja vista que estavam querendo corrigir Monteiro Lobato, pois em suas obras tinham citações de ordem racista. Onde estamos?
A mim pouco importa a sexualidade de cada um. Mas o que não entendo é essa necessidade de ser aceito como se é.
Toma me engole assim.
Não , não é assim.
Eu sou hetero e nem por isso sou aceita como sou. Estamos todos sendo julgados o tempo todo. Viver em sociedade requer uma postura, ninguém pode ser verdadeiramente como se é. Aceite isso.
E muito menos se reduzir a uma característica da sua sexualidade. Esse é apenas um dos itens em toda a sua complexidade humana. Não seofenda com pouco. Sem comentários heterofóbicos por gentileza.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sobre homens e cães

"De todos os animais que conhecemos é o cachorro o que mais se uniu a nós. Sejam príncipes que lhe dão farta comida e leito de plumas, ou mendigos que dormem ao relento e só podem oferecer-lhe uma pequena parte das suas próprias migalhas, idêntica é a sua afeição e dedicação, e com igual amor lambe a mão ornada de jóias e os dedos trêmulos, consumidos de doenças e fome". 


Théo Gygas