terça-feira, 13 de julho de 2010

Respeito é uma mão no c* e outra nos peit**?


Eu vi ontem no Estadão que o Galvão Bueno vai se aposentar.
Depois de anos de carreira no jornalismo, ele realmente deve estar cansado dessa rotina estressante, mas também, uma questão foi levantada:

O “Cala boca Galvão” adiantou essa decisão?

Eu acho que sim! E se uma hora ou outra todos provam do próprio veneno, tá explicado.
Pelo menos uma vez na vida, o jornalista sente o poder em suas mãos. A máquina da mídia ao seu favor, essa mesma máquina que pode construir e desconstruir idéias, pessoas, fatos, histórias.

Ao mesmo tempo eu não acho justa a decisão que a Rede Globo incentivou Galvão a tomar.
A Globo está numa linha de conflitos faz tempo, desde que a Rede Record entrou com os dois pés. Toda situação envolvendo a Globo que, cause desconforto social deve ser sumariamente evitada, doa a quem doer.

Mas existe mais uma pergunta nessa história:

Esses jovens do Twitter, que abriram fogo contra o Galvão, nem TV Globo assistem, muito menos tem consciência social. Por que essa rebeldia inflamada?

Foi só necessidade de pertencimento?
Autoafirmação?
Sensação de liberdade? Poder?

Eu não sou fã do Galvão, muito menos desse povinho do Twitter (Cala boca Galvão).
Só acho engraçado, eu nunca ter visto um movimento deste alcance contra a fome, contra a corrupção, contra o abuso de menores e por aí vai.

Com a internet, todos podem ser Galvão e quem desdenha quer comprar.

Nenhum comentário: