domingo, 20 de novembro de 2011

Quem vai pagar?

                É lindo perceber que os movimentos sociais estão ganhando força no Brasil.
                Antes as pessoas viam os descaminhos do poder público e faziam nada! Salvo aquele episódio dos caras pintadas.
                Recentemente surgiu na internet um vídeo pedindo que as pessoas repensassem sobre a construção de Belo Monte, sobre seus danos ao ecossistema.






                Até agora a mobilização tem sido interessante, volumosa até!
                Dessas questões que provocam questionamento e às vezes indignação, surgiu o terceiro setor. Essa camada engloba ONGs, projetos sócio-educativos, comunitários, envolvendo várias áreas de atuação, em várias camadas sociais, principalmente as mais carentes, porque de fato são as mais atingidas hoje ou futuramente.
                Só que ao mesmo tempo que vemos beleza nessas atitudes tão humanas, não podemos descuidar do mínimo respeito que os políticos nos devem. Afinal, tudo que fazem, fazem graças ao nosso dinheiro.
                Há muito que não acredito em revoluções através da máquina pública. Acredito muito em iniciativa privada. Mas o que me dá medo, é que tudo vire o poder pelo poder, porque hoje em dia, marcas movem o mundo, não só a economia. Marcas transformam culturas inteiras.
                Mas além dessas empresas, existem ainda os “entusiastas autônomos”, que realmente fazem porque gostam.




                Num país de corruptos e folgados, parece interessante pro governo, incentivar empresas a serem mais ativas socialmente através de abatimentos fiscais. O que não é interessante é pensar que pagamos duas vezes para ter meio benefício. Pra onde vai o dinheiro dos nossos impostos?
                A gente tem que aprender a bater palmas com olhos abertos, na mesma medida que político tem que aprender a assoviar e chupar cana.     

Nenhum comentário: