segunda-feira, 3 de maio de 2010

Grupos unem e separam


O poder de juntar alguns é o mesmo que separa esses mesmos de outros, de nós mesmos
 
As pessoas gostam de consumir, se envolver, apenas com o que lhes interessa. Parece normal se não soasse alienação.
É como se cada um vivesse na sua bolha e nada além daquela esfera comum, fosse interessante.
Nessas que a gente perde de conhecer pessoas bacanas, ouvir histórias pro coração.
Na sociabilidade nata, o ser humano se fixa em grupos para enfrentar os desafios da vida, é como se alguém precisasse se arriscar na travessia de uma avenida movimentada para então, outros tantos virem atrás, porque no fundo, tem medo das decisões, dos riscos, dos erros, das dúvidas. E quem tem medo da dor, tem medo da felicidade. Ninguém sabe o que é felicidade de verdade, sem conhecer o sofrimento. Pior que isso, é saber que a sociedade se tornou auto-destrutiva, onde seres mau sucedidos são eliminados. Errar, não é humano, é proibido.
Geramos seres inseguros, incapazes de verem nas dificuldades, aprendizado.
Dia desses eu lembrei de um fato interessante que vivi na adolescência:
Eu jogava vôlei, joguei a "vida toda" e depois de muito esforço, fui pro time adulto da cidade. Num determinado dia, o técnico chegou e disse: Alessandra! Você vai bater saída (posição típica para canhotos - EU ERA DESTRA). Isso tudo, pra uma outra atleta, chata pra caramba por sinal, assumir a posição que era minha, antes da notícia catastrófica.
Tudo bem, o que eu poderia fazer além de manter a cara feia durante semanas?! NADA.
Eu desempanhava o papel mas, muitas coisas passaram a me desagradar, principalmente ao sentir que outras jogadoras me preteriam elegantemente, depois deste fato. Afinal, eu era uma novata, quase uma caloura.
Aquele mau tratamento me fez desistir de seguir firme no meu propósito de ser uma jogadora de voleibol, eu queria tanto ter sido e me arrependi por não ter tido força suficiente.
Digo isso, porque dia desses encontrei aquele velho treinador, não tão velho assim, que me disse: Alessandra?! Sabe por que eu te sacrifiquei e não a outra garota? Porque em você eu confiava, eu sabia que me surpreenderia jogando onde fosse. Nela, eu não podia apostar minhas melhores fichas.
Eu não me sentia acolhida por TODOS, mas sempre fui acolhida por quem REALMENTE PRECISAVA.
Descobri isso depois de anos. Perdi muito mas, também ganhei.   

Nenhum comentário: